sábado, 2 de março de 2013

“A minha ideia de paraíso é uma livraria”.

A frase do título é do autor e roteirista de cinema Rubem Fonseca.

Assim como com os brechós, há um certo preconceito em relação aos sebos. Diga-se de passagem, muitos já pensam: "Ah, são coisas antigas e que não prestam." Não é bem assim, meu caro. A ideia de um sebo é disponibilizar amplamente títulos e autores que nós não costumamos encontrar nas livrarias mais tradicionais. São MUITOS, muitos títulos que já encontrei em sebos e não na internet (Que é onde eu costumo comprar livros).

Sempre que penso em sebos passa-se meio que uma fantasia na minha cabeça. Meio que uma rua estreia que lembra bastante a Europa, sabe? Com muitas flores, um sebo todo todo organizado e com uma cafeteria dentro. Lá, pessoas fumando e bebendo café enquanto escolhem/folheam os livros.

Os sebos se tornam importante porque podemos encontrar tanto livros mais antigos, os clássicos e até os que procuramos nas demais livrarias e não encontramos. São livros que já te falaram porém dificilmente você encontra, livros de autores clássicos, escritos antigos e muito mais. O melhor disso tudo são os preços. Pelo menos ao que eu fui, os livros custavam bem pouco, sendo que eram praticamente novos. Infelizmente onde eu moro não tem, logo só posso ir em algum quando viajo. Sei que na Argentina possui sebos que são considerados o paraíso, em Curitiba possue alguns também, onde você encontra até vinis.

Eu sou a favor de checar antes os preços em sites como Submarino, Saraiva, Americanas etc, já que sempre acontece promoções maravilhosas (Já comprei vários livros por 9 reais cada, acreditam?). Já no sebos eu indico procurar mais livros clássicos, de religião (Sou louca pra encontrar um que fale sobre religiões esotéricas), sociologia, filosofia etc. O que vale e o que é bom mesmo é encontrar livros que você nem imaginava nas pilhas.
Bom, alguns dos meus livros eu comprei em sebos (Os que vocês podem ver logo acima). O que eu mais costumo procurar quando vou a algum são livros de filosofia, assim como obras de Nietzsche e Kant. Drácula, Pollyanna e Pollyanna Moça foram os primeiros livros que compei em sebo. Esses três livros sobre a origem das espécies de Darwin são os meus xodós. Ainda não os li, porém são livros que vão me ajudar bastante daqui um tempo. Os três livros de Nietzsche são os meus outros xodós. Esse "Nietzsche - O Livro do Filósofo" foi o primeiro que comprei, lá possue algumas citações do meu filósofo favorito. E, é claro: Lolita. Sou tão apaixonada por esse livros que vocês nem sabe o quanto. Enfim, agora digo a vocês que nenhum desses livros é velho/com morfo/o que seja, são relativamente novos para mim, já que comprei todos com aqueles plásticos.Eu não lembro o preço de cada um, mas, acreditem, Lolita não custou mais que 30 reais, se não me engano.

Muitos dizem que os sebos ameaçam a venda de livros feitas pela internet/livrarias comuns. Mesmo não concordando, gostaria de saber o que vocês acham sobra tal afirmação e se costumam visitar/comprar em algum.

Nenhum comentário: